SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Um "homem calculável"?Uma narrativa oral em uma oficina terapêutica: um rastro da alteridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

OLIVEIRA, Humberto Moacir de  e  MAIOR, Virgínia Souto. O intercâmbio impossível da adolescência: análise pscinalítica sobre o despertar da sexualidade por meio do filme "Hoje eu quero voltar sozinho" de Daniel Ribeiro. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 120-133. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/http://dxdoi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p120-133.

O presente artigo visa discutir, a partir do filme Hoje eu quero voltar sozinho, do diretor brasileiro Daniel Ribeiro, a maneira como a Psicanálise pensa a sexualidade humana, encarando-a sempre como uma construção. Para essa reflexão, serão destacados três aspectos do filme: o despertar para a homossexualidade do protagonista, sua cegueira e sua passagem pela adolescência. Esses aspectos serão relacionados entre si através de conceitos de Freud e Lacan que abordem a relação entre a pulsão sexual e seu objeto.

Palavras-chave : cinema; pulsão sexual; homossexualidade; adolescência; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License