SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The impossible exchange of adolescence: a psychoanalytic analysis of the awakening of sexuality through the movie "The way he looks", by Daniel Ribeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

SANTOS, Verônica Lopes dos  and  TFOUNI, Leda Verdiani. Uma narrativa oral em uma oficina terapêutica: um rastro da alteridade. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 134-150. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/http//dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p134-150.

Este trabalho visa analisar uma narrativa oral construída por duas crianças, com diagnósticos estruturais diferentes, em uma oficina terapêutica denominada Grupo Mix, do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. Partimos do princípio de que as narrativas orais podem servir para o sujeito como uma forma de lidar com a falta no/do Outro. Para essas crianças, o encontro em uma Oficina Mix possibilita o surgimento de narrativas que podem propiciar o laço social e alguma elaboração sobre a linguagem. A análise aponta que é preciso romper com a ideologia vigente no discurso pedagógico acerca do tratamento de crianças com autismo, apostando em um sujeito.

Keywords : narrativas orais; letramento; sujeito; autismo; neurose.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License