SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O intercâmbio impossível da adolescência: análise pscinalítica sobre o despertar da sexualidade por meio do filme "Hoje eu quero voltar sozinho" de Daniel Ribeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SANTOS, Verônica Lopes dos  e  TFOUNI, Leda Verdiani. Uma narrativa oral em uma oficina terapêutica: um rastro da alteridade. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp. 134-150. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/http//dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i1p134-150.

Este trabalho visa analisar uma narrativa oral construída por duas crianças, com diagnósticos estruturais diferentes, em uma oficina terapêutica denominada Grupo Mix, do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. Partimos do princípio de que as narrativas orais podem servir para o sujeito como uma forma de lidar com a falta no/do Outro. Para essas crianças, o encontro em uma Oficina Mix possibilita o surgimento de narrativas que podem propiciar o laço social e alguma elaboração sobre a linguagem. A análise aponta que é preciso romper com a ideologia vigente no discurso pedagógico acerca do tratamento de crianças com autismo, apostando em um sujeito.

Palavras-chave : narrativas orais; letramento; sujeito; autismo; neurose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License