SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O fantoche como mediação para os sofrimentos psíquicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SABOIA, Camila. O brincar precoce do bebê como indicador de riscos de sofrimento psíquico. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 181-193. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p181-193.

Ao partirmos da noção de que os primeiros gestos espontâneos e criativos do bebê revelam aspectos importantes da qualidade de suas primeiras relações precoces com o objeto materno, bem como de seu processo de adaptação ao ambiente dito suficientemente bom, podemos presumir que o brincar primitivo do bebê possui um importante papel de sinalizador de sofrimento psíquico. Por meio de um estudo longitudinal de bebês com risco de autismo acompanhados entre os 6 meses e 3 anos, pôde-se constatar que a maneira como esses bebês exploram, interagem e respondem a um brincar compartilhado com o outro se diferencia significativamente da de bebês que apresentam um atraso do desenvolvimento psicomotor, sem traços de risco de autismo, e de bebês saudáveis (normais).

Palavras-chave : brincar precoce; brincar simbólico; autismo; intervenção precoce.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License