SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Adolescência, violência e objetos culturais: uma intervenção entre o educativo e o terapêutico no espaço escolarContribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

ROSA, Carlos Mendes; VERAS, Lana  e  VILHENA, Junia. Infância e sofrimento psíquico: medicalização, mercantilização e judicialização. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 226-245. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p226-245.

Quais discursos vêm sendo produzidos sobre a(as) infância(as) na contemporaneidade? Realizar esse questionamento, à luz da psicanálise, é o objetivo principal deste artigo que também incita reflexões a respeito dos processos de judicialização, medicalização e mercantilização dos primeiros estágios da vida. Compreende-se que os momentos iniciais do desenvolvimento repercutem no modo de funcionamento do sujeito. De modo que as maneiras com as quais os grupos sociais lidam com suas diferentes crianças exercerão influências no projeto de futuro de cada sociedade. Assim, confirma-se a relevância de pensar sobre o tema "sofrimento psíquico na infância e seus desdobramentos".

Palavras-chave : sofrimento psíquico; infância; judicialização; medicalização; mercantilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License