SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Infancia y sufrimiento psicológico: la medicalización, mercantilización y judicializaciónAcerca de la importancia de la transmisión parental del deseo para el psicoanálisis a partir de un caso de obesidad infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães  y  ALBERTI, Sonia. Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 246-264. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p246-264.

Discutimos a inserção da psicanálise em instituições educacionais em articulação com o conceito de Coletivo de Jean Oury como operador da distinguibilidade necessária para a garantia do singular. Levantamos a hipótese de que a subversão assim promovida abre um novo modo de fazer clínica e dá possibilidade à emergência do sujeito, mesmo em instituições de sistema de corte fechado, situação de tantas escolas. Associamo-lo com o efeito que pode ter o mais-um quando funciona num cartel, operando do lugar daquele que pode provocar uma elaboração sem deixar de ser também sujeito no contexto, como é o analista na instituição educacional.

Palabras clave : instituição educacional; Coletivo; psicanálise; clínica psicanalítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License