SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Infância e sofrimento psíquico: medicalização, mercantilização e judicializaçãoSobre a importância da transmissão parental do desejo para a psicanálise a partir de um caso de obesidade infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

GEOFFROY, Renata Mendes Guimarães  e  ALBERTI, Sonia. Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 246-264. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p246-264.

Discutimos a inserção da psicanálise em instituições educacionais em articulação com o conceito de Coletivo de Jean Oury como operador da distinguibilidade necessária para a garantia do singular. Levantamos a hipótese de que a subversão assim promovida abre um novo modo de fazer clínica e dá possibilidade à emergência do sujeito, mesmo em instituições de sistema de corte fechado, situação de tantas escolas. Associamo-lo com o efeito que pode ter o mais-um quando funciona num cartel, operando do lugar daquele que pode provocar uma elaboração sem deixar de ser também sujeito no contexto, como é o analista na instituição educacional.

Palavras-chave : instituição educacional; Coletivo; psicanálise; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License