SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Sobre a importância da transmissão parental do desejo para a psicanálise a partir de um caso de obesidade infantilA função paterna na clínica infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

LOURES, Natália Raquel Pereira  e  FERNANDES, Paula Brant. A soberania da clínica: além do diagnóstico em psiquiatria e psicanálise. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 279-295. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p279-295.

Neste artigo, procuraremos apontar as diferenças entre o diagnóstico psiquiátrico de corrente biológica e o diagnóstico psicanalítico. Para isso, serão apresentados alguns aspectos da psiquiatria clássica e a psiquiatria biológica, ponderando a influência da psicopatologia na definição dos manuais diagnósticos e, consequentemente, nos diagnósticos utilizados atualmente na clínica psiquiátrica. Discutiremos a finalidade do diagnóstico estrutural sob transferência para traçar a direção do tratamento em psicanálise e pontuaremos as possibilidades de aproximação entre os diagnósticos, considerando o fenômeno e a estrutura. Por fim, utilizaremos o estudo de um caso clínico com nomeações diagnósticas de ambas as vertentes.

Palavras-chave : psiquiatria; psicanálise; diagnóstico; direção do tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License