SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La soberanía de la clínica: más allá del diagnóstico en psiquiatría y psicoanálisisTres tiempos de lectura: una experiencia en la formación del profesorado en el contexto de inclusión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

OGAKI, Henrique Abe  y  SEI, Maíra Bonafé. A função paterna na clínica infantil. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 269-309. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p296-309.

O objetivo deste trabalho é discutir a importância da função paterna no desenvolvimento e na clínica infantil. Tal função pode ser entendida, dentro da psicanálise, como responsável pelo amparo à mãe e pela introdução dos limites necessários ao bom desenvolvimento emocional. No caso de Marcelo, o terapeuta assume essa função, ajudando-o na organização e adotando uma postura firme que sustente os limites para o menino, partindo-se do vínculo estabelecido. Esse tipo de intervenção trouxe resultados positivos nesse caso, de forma que destaca-se a importância da função paterna e a possibilidade do terapeuta assumi-la quando isso se faz necessário.

Palabras clave : psicanálise; função paterna; psicoterapia da criança; Winnicott.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License