SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A soberania da clínica: além do diagnóstico em psiquiatria e psicanáliseTrês tempos de leitura: uma experiência em formação de professores no contexto da inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

OGAKI, Henrique Abe  e  SEI, Maíra Bonafé. A função paterna na clínica infantil. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp. 269-309. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p296-309.

O objetivo deste trabalho é discutir a importância da função paterna no desenvolvimento e na clínica infantil. Tal função pode ser entendida, dentro da psicanálise, como responsável pelo amparo à mãe e pela introdução dos limites necessários ao bom desenvolvimento emocional. No caso de Marcelo, o terapeuta assume essa função, ajudando-o na organização e adotando uma postura firme que sustente os limites para o menino, partindo-se do vínculo estabelecido. Esse tipo de intervenção trouxe resultados positivos nesse caso, de forma que destaca-se a importância da função paterna e a possibilidade do terapeuta assumi-la quando isso se faz necessário.

Palavras-chave : psicanálise; função paterna; psicoterapia da criança; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License