SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Adolescência e síndrome de down na telaO pagamento na clínica com crianças ou sobre a noção de responsabilidade em psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

MATSUO, Thaíssa Yumi  e  CARREIRA, Alessandra Fernandes. A alienação da criança: clínica e contemporaneidade. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp. 475-491. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p475-491.

Inserido no projeto de pesquisa Psicanálise com crianças: teoria e clínica, financiado pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e baseado nos pressupostos da psicanálise lacaniana, este trabalho consiste em uma pesquisa sobre a alienação e a separação, abordando suas características, importância e implicações, bem como sua possível relação com as manifestações sintomáticas na criança. Este trabalho considera nosso momento histórico, caracterizado pelos discursos capitalista e científico, que corroboraram o processo de objetalização da criança. Logo, foi realizada uma reflexão acerca dos modos de alienação que operam a partir desses discursos. Em contrapartida, a Psicanálise propõe saídas que possibilitam a emergência de um sujeito.

Palavras-chave : psicanálise; alienação; separação; clínica; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License