SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3The children's alienation: practice and contemporary lifeThe importance of writing in the autism clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128

Abstract

FERNANDES, Cláudia Mascarenhas. O pagamento na clínica com crianças ou sobre a noção de responsabilidade em psicanálise. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp. 492-503. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p492-503.

Este trabalho tem como objetivo discutir a especificidade da noção de pagamento na clínica psicanalítica com crianças. Nessa realidade o dinheiro para a criança e para os pais é lugar de pertinência e envolve duas dialéticas: o sujeito tem a responsabilidade em relação a sua própria posição de sujeito determinado no discurso de quem fala, sejam os pais, seja a criança, além do fato de o pagamento ser realizado pelos pais. Responsabilizar-se pela causalidade, no caso das crianças, é permitir a aparição do sujeito em suas intermitências e reenviar a transferência à filiação parental, como exposto no caso clínico discutido neste trabalho.

Keywords : psicanálise com crianças; dinheiro; responsabilidade; pagamento; sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License