SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1"Are they babies or myomas?" Implications of the primordial nonrecognition in the subjective constitutionThe sleeping ghost: a work with infant-parent in a situation of feeding difficulty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

HOFIG, Julia Archangelo Guimarães  and  ZANETTI, Sandra Aparecida Serra. O setting suficientemente bom e o manejo clínico na psicoterapia infantil: relato de caso. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp. 45-62. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p45-62.

A técnica do atendimento infantil pode ser estudada a partir do pensamento de Winnicott e de sua forma peculiar de conduzir determinados casos nos quais percebeu que a interpretação encontrava-se ineficaz. Para esses casos, o autor propôs um novo tipo de manejo e condução das sessões e ressaltou a importância da estabilidade do setting para o desenvolvimento emocional. O principal objetivo deste artigo é ilustrar e ampliar a discussão do tema por meio da apresentação de um caso clínico infantil, no qual pudemos identificar a necessidade dessa postura diferenciada do terapeuta para o resultado do tratamento.

Keywords : psicanálise da criança; caso clínico; desenvolvimento emocional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License