SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Good enough setting and clinical handling in child psychotherapy: a case studyThe Hans case and the psychoanalytically oriented education: critical reading of an inaugural experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

GERALDINI, Stephania A. Ribeiro Batista. O fantasma adormecido: um trabalho com pais-bebê em uma situação de dificuldade alimentar. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp. 63-79. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p63-79.

A alimentação é, literalmente, uma questão de vida e morte. Infelizmente, dificuldades de alimentação não são incomuns e sempre deixam os pais e profissionais preocupados, por conta do risco da criança não se desenvolver. A teoria psicanalítica tem dedicado atenção ao assunto a fim de entender e oferecer formas de intervir quando necessário. Ela enfatiza que o desenvolvimento infantil pode ser pensado como parte do relacionamento da criança com seus pais. Este artigo pretende refletir sobre os fatores emocionais que, provavelmente, resultaram na dificuldade de alimentação no caso de Felipe. Usarei a literatura psicanalítica, em especial as teorias de Klein e Bion, como norte. A dificuldade de alimentação será endereçada como um sintoma da relação pais-bebê.

Keywords : psicanálise; dificuldade alimentar; intervenção pais-bebê; continente/contido; trauma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License