SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Relação ensino-aprendizagem e a impossibilidade da educaçãoSofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

GOMES, Layla Raquel Silva  e  NEVES, Anamaria Silva. A clínica de família: interrogações sobre o traumático, a dinâmica vincular e a violência como organizadores do grupo familiar. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp. 152-169. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p152-169.

Este artigo baseia-se na teoria psicanalítica e desenvolve a construção de um caso clínico com ênfase na violência intrafamiliar. A Clínica de Família evidencia conteúdos organizadores da dinâmica familiar, que fazem retornar os afetos na forma de repetição de cenas traumáticas. A telescopagem familiar é acessada no tempo cronológico e se torna emblemática dos vínculos violentos estruturantes. O sujeito família equilibra-se entre o acontecimento traumático que marca sua história e as possibilidades criativas de reinventar a narrativa. Os sentidos adquiridos na fantasia e na nomeação dos conteúdos traumáticos vão sendo recuperados e uma nova subjetividade pode ser desenhada no campo transferencial.

Palavras-chave : psicanálise; Clínica de Família; trauma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License