SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A clínica de família: interrogações sobre o traumático, a dinâmica vincular e a violência como organizadores do grupo familiarUma acompanhante terapêutica para duas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

TERRADAS, Miguel M.  e  ACHIM, Julie. Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp. 170-188. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188.

A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Palavras-chave : mentalização; trauma; modos de pensar pré-mentalizantes; intervenção baseada na mentalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License