SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O sintoma da criança na história da psicanálise e na contemporaneidade: contribuições para uma prática despatologizanteFamília acolhedora: o estabelecimento de relações objetais em situação de acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

HOLANDA, Suely Alencar Rocha de; DUTRA, Elza Maria do Socorro; MEDEIROS, Cynthia Pereira de  e  RIBEIRO, Cynara Teixeira. Efeitos analíticos de uma escuta em grupo: uma discussão sobre a função do analista. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp. 321-345. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/http//dx.doi.org/0.11606/issn.1981-1624.v21i2p321-345.

O artigo parte de um relato clínico de escuta em grupo a professores, no contexto de um trabalho de psicanálise em extensão, no qual se evidencia a produção de efeitos análogos a uma retificação subjetiva. A partir da interrogação acerca do que operou nessa escuta de modo a viabilizar tais efeitos, um percurso realizado junto a obras de Lacan em torno da função do analista permitiu localizar na formulação do desejo do analista uma apreensão possível, autorizando formular sua incidência nesse trabalho como escuta dirigida ao desejo mais além da demanda.

Palavras-chave : escuta a professores; orientação analítica; efeitos analíticos; função do analista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License