SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A amarração sinthomática nas vias de um autismoCompreender a subjetividade dos adolescentes acolhidos no instituto médico-educativo: interesses, limites e perspectivas sobre ferramentas de psicologia clí­nica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

MARTINS, Karla Patrícia Holanda; LIMA, Maria Celina Peixoto; SIMAO, Gabriela Monteiro  e  SOUSA, Allan Ratts de. Privação do alimento e incidências na constituição psí­quica: um estudo sobre o estabelecimento da demanda em crianças diagnosticadas com desnutrição a partir da aplicação da avaliação psicanalí­tica aos três anos. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp. 618-638. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p618-638.

Este artigo insere-se em uma linha de estudos cujo objetivo é refletir sobre a experiência da fome na infância e suas possíveis relações com o processo de constituição psíquica. Apresentaremos aqui um recorte dos resultados da aplicação do instrumento Avaliação Psicanalítica aos 3 anos (AP3), realizada em uma instituição do terceiro setor da cidade de Fortaleza, estado do Ceará, referência no tratamento da desnutrição infantil. Com a análise, pôde-se relacionar a prevalência dos quadros de desnutrição aos processos de estabelecimento da demanda, levando em consideração que a privação do alimento pode ter como correlato, paradoxalmente, a sua recusa.

Palavras-chave : desnutrição infantil; fome; demanda; recusa alimentar; avaliação psicanalítica aos 3 anos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License