SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Privação do alimento e incidências na constituição psí­quica: um estudo sobre o estabelecimento da demanda em crianças diagnosticadas com desnutrição a partir da aplicação da avaliação psicanalí­tica aos três anosEnsinamentos dos esquizofrênicos para o tratamento institucional das psicoses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ECOTIERE, Marie-Anne. Compreender a subjetividade dos adolescentes acolhidos no instituto médico-educativo: interesses, limites e perspectivas sobre ferramentas de psicologia clí­nica. Estilos clin. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp. 639-656. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p639-656.

Interessar-se pelo ponto de vista subjetivo das pessoas como parte da investigação em psicologia clínica inclui indiscutíveis questões éticas. Há ainda a questão de saber quais ferramentas permitem, na melhor das hipóteses, compreendê-los quando os sujeitos tratados têm limitações cognitivas. Este artigo se propõe a discutir os interesses e os limites das ferramentas de psicologia clínica para capturar, da forma mais minuciosa possível, as representações singulares e subjetivas das pessoas, a partir da ilustração de um trabalho de doutoramento realizado com adolescentes acolhidos em ambiente especializado.

Palavras-chave : prática de pesquisa; deficiência intelectual; subjetividade; psicologia clínica; adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License