SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Autismo: um modo de apresentação do sujeito na estrutura de linguagemA clínica infantil e o processo criativo: considerações estéticas sobre a brincadeira do fort-da índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

FERES-CARNEIRO, Terezinha; MELLO, Renata; MACHADO, Rebeca Nonato  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Expectativas parentais na temporalidade contemporânea. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 29-44. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p29-44.

Este trabalho tem como objetivo avaliar as expectativas parento-filiais na temporalidade contemporânea. Foram realizadas entrevistas com 132 membros de famílias heteroparentais e homoparentais, dos segmentos médios da população carioca, com diferentes configurações. As entrevistas foram analisadas pelo método de análise de conteúdo. Observamos que os ideais da sociedade engendram mudanças no modo de se pensar os projetos de vida da geração seguinte. Constatamos que a maioria dos pais e dos filhos apresenta expectativas voltadas para a profissão, apontando para a representação de um futuro trabalhador. Tal representação torna equivalente, muitas vezes, o processo de desenvolvimento humano ao processo de crescimento profissional.

Palavras-chave : parentalidade; expectativas; desenvolvimento infantil; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License