SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A clínica infantil e o processo criativo: considerações estéticas sobre a brincadeira do fort-daO pequeno semelhante em questão: o que bebês e crianças pequenas podem fazer pelos seus pares semelhantes na constituição psíquica e no desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

LEITAO, Iagor Brum  e  CACCIARI, Marcella Bastos. A demanda clínica da criança: uma psicanálise possível. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 64-82. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p64-82.

Este trabalho versa sobre algumas questões consideradas relevantes para a psicanálise com crianças, como o conceito de repetição (Wiederholen) e o brincar, à luz de um estudo de caso clínico, fruto de uma primeira experiência de atendimento psicológico em uma clínica-escola de um curso de Psicologia, por meio da abordagem da psicanálise. Através deste caso, objetiva-se demonstrar que é possível abrir espaço para a escuta da demanda clínica do pequeno sujeito que vem para atendimento, em resposta à alienação de quem lhe traz para análise, e que é possível, portanto, preservar a condição subjetiva da criança em atendimento. O caso abre espaço para somar às condições de análise da criança, sustentando que é no repetir que emerge o novo. Neste trabalho, usaram-se nomes fictícios, de forma a preservar as identidades dos participantes.

Palavras-chave : psicanálise com crianças; demanda; repetição; brincar; caso clínico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License