SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A demanda clínica da criança: uma psicanálise possívelSujeito, objeto e linguagem no brincar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

KAZAHAYA, Daniel. O pequeno semelhante em questão: o que bebês e crianças pequenas podem fazer pelos seus pares semelhantes na constituição psíquica e no desenvolvimento. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 83-99. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p83-99.

Investigam-se as interações entre bebês e crianças pequenas apontando as possibilidades de participação na constituição psíquica e no desenvolvimento. Esses sujeitos foram denominados "pequenos semelhantes" e definidos em termos constitucionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica da teoria psicanalítica embasada em três principais autores: Freud, Lacan e Winnicott. Esta revisão foi confrontada com dados de observação da psicologia do desenvolvimento. Conclui-se que os pequenos semelhantes interagem e formam organizações pré-grupais e grupais marcadas pela identificação, agressividade e cooperação, além de ter participação única e diferencial na constituição psíquica e no desenvolvimento, melhor definida como a gênese dos sentimentos sociais.

Palavras-chave : psicanálise da criança; desenvolvimento humano; bebês; criança; constituição psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License