SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Ser y hacer encuadres diferenciados: la princesita y el veneno de la planta de la florestaSoñarse existiendo: la producción onírica en un atendimiento infantil como reveladora para la comprensión clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128versión On-line ISSN 1981-1624

Resumen

VILHENA, Junia de; BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas; NOVAES, Joana de Vilhena  y  ROSA, Carlos Mendes. O que se passa na infância não fica na infância: sobre o respeito pelo outro nas relaçoes sociais. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 339-353. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p339-353.

Este trabalho propõe um olhar sociológico e psicanalítico acerca da formação psíquica da infância na contemporaneidade, colocando em evidência a importância do acolhimento nos primórdios da vida como condição essencial do processo de amadurecimento da criança. O texto dá relevância às relações alteritárias e ao reconhecimento subjetivo que leva ao sentimento de pertencimento a uma sociedade, apontando que a confiança no afeto do outro é fundamental para a criança se sentir no direito de expressar suas opiniões e afetos. Em oposição, seres marcados pelo desamparo, se não receberem cuidado, desestruturam-se, definham e perdem o sentido do viver.

Palabras clave : infância; acolhimento; alteridade; reconhecimento subjetivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License