SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Enquadres diferenciados ser e fazer: a princesinha e o veneno da planta da florestaSonhar-se existindo: a produção onírica em um atendimento infantil como reveladora para a compreensão clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

VILHENA, Junia de; BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas; NOVAES, Joana de Vilhena  e  ROSA, Carlos Mendes. O que se passa na infância não fica na infância: sobre o respeito pelo outro nas relaçoes sociais. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 339-353. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i2p339-353.

Este trabalho propõe um olhar sociológico e psicanalítico acerca da formação psíquica da infância na contemporaneidade, colocando em evidência a importância do acolhimento nos primórdios da vida como condição essencial do processo de amadurecimento da criança. O texto dá relevância às relações alteritárias e ao reconhecimento subjetivo que leva ao sentimento de pertencimento a uma sociedade, apontando que a confiança no afeto do outro é fundamental para a criança se sentir no direito de expressar suas opiniões e afetos. Em oposição, seres marcados pelo desamparo, se não receberem cuidado, desestruturam-se, definham e perdem o sentido do viver.

Palavras-chave : infância; acolhimento; alteridade; reconhecimento subjetivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License