SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Estranho, familiar e pathos: apreensões psicanalíticas sobre a adoção da criança com deficiênciaO psicoterapeuta na clínica de bebês com transtornos de subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

SCHNEIDER, Ciomara  e  TAFURI, Maria Izabel. A dialética da amamentação e do desmame na constituição psíquica da criança autista. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 468-487. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p1-20.

Neste artigo, discutem-se as incidências da amamentação e do desmame na constituição subjetiva do sujeito. Analisa-se também o aparecimento de uma compulsão de ingerir substâncias não alimentares em uma criança autista após o desmame. Utiliza-se a teoria de Klein e Lacan, compartilhando semelhanças e diferenças na constituição psíquica inicial. Conclui-se que compulsões podem aparecer como uma forma de expressar a angústia do bebê frente à perda dos objetos primordiais da organização psíquica em um tempo precoce, mas não apenas ligadas à amamentação. Entende-se que os recursos psíquicos da criança tendem a construir defesas de repetição diante da angústia de separação.

Palavras-chave : psicanálise; amamentação; autismo; constituição psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License