SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3O psicanalista na clínica com bebês hospitalizadosGrupos heterogêneos de educação terapêutica: efeitos entre crianças e a emergência do prazer compartilhado e da interação social em um caso de autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

RIBEIRO, Camila Makálister; MENDES, Lívia Rodrigues; COUTO, Daniela Paula do  e  AZEVEDO, Jane Moreira de. Homoparentalidade: reflexões sobre a constituição psíquica da criança adotada. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 522-539. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p1-18.

Trata-se de uma investigação teórica que objetiva compreender os impactos na constituição psíquica da criança adotada por um casal homoafetivo. Apresentam-se os avanços relacionados à viabilidade jurídica desse tipo de adoção e, a partir da teoria psicanalítica, destaca-se a importância das funções parentais na constituição psíquica, uma vez que são exercidas na ordem do simbólico, interligando-se ao desejo e à significação da criança e não necessariamente submetidas ao real da anatomia do par parental. As considerações finais apontam para a necessidade de uma ampla discussão sobre a família homoparental e destacam o papel do psicólogo na compreensão dessa organização familiar.

Palavras-chave : Homoparentalidade; adoção; constituição psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License