SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Homoparentalidade: reflexões sobre a constituição psíquica da criança adotadaO docente "em falta" como figura cristalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

LAVRADOR, Marina Belém  e  MERLETTI, Cristina Keiko Inafuku. Grupos heterogêneos de educação terapêutica: efeitos entre crianças e a emergência do prazer compartilhado e da interação social em um caso de autismo. Estilos clin. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 540-555. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p1-16.

Este artigo é fruto de um semestre de estágio de uma aluna da graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em um grupo terapêutico heterogêneo do Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica. Será realizada uma discussão acerca dos efeitos terapêuticos que o encontro entre crianças em diferentes posições subjetivas e discursivas pode proporcionar, a partir de cenas clínicas. Posteriormente, apresentamos uma análise mais detida dos efeitos do encontro com o semelhante no tratamento de uma criança autista, no que concerne à (não) ocorrência do terceiro tempo do circuito pulsional nessa posição subjetiva.

Palavras-chave : grupos de educação terapêutica; autismo; psicanálise; circuito pulsional; interação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License