SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1DETECÇÃO PRECOCE DE SOFRIMENTO PSÍQUICO VERSUS PATOLOGIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: FACE À LEI Nº 13.438/17, REFERENTE AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEAUTISMO, PSICANÁLISE E PREVENÇÃO: DO QUE SE TRATA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

MARIOTTO, Rosa Maria Marini  e  PESARO, Maria Eugênia. O ROTEIRO IRDI: SOBRE COMO INCLUIR A ÉTICA DA PSICANÁLISE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp. 99-113. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p99-113.

O instrumento Indicadores de Risco para Desenvovimento Infantil (IRDI) foi construído e validado por meio de uma pesquisa multicêntrica, a partir de uma demanda do Ministério da Saúde, com o propósito de que os pediatras incluíssem em suas consultas de rotina o acompanhamento do desenvolvimento psíquico em bebês de até 18 meses e, ainda, pudessem localizar, por meio dos indicadores, problemas nesse desenvolvimento. Essa articulação da psicanálise com a pesquisa e a saúde pública, que esteve presente na origem do IRDI, mantém-se e pode ser acompanhada por meio dos artigos selecionados neste artigo. O levantamento realizado demonstra que o IRDI vem sendo utilizado nos serviços de saúde e de educação, na produção de conhecimento científico em pesquisas acadêmicas e na formação de profissionais. Pode-se concluir que os profissionais que utilizam o IRDI em suas práticas sustentam a não elisão do sujeito, o conceito de laço constituinte, a singularidade das pessoas envolvidas nos acompanhamentos realizados. Sustentam, portanto, a ética da psicanálise na pólis.

Palavras-chave : psicanálise; intervenção precoce; políticas públicas; IRDI.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License