SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Do caos sensorial às primeiras modalidades de organização psíquica: Um estudo a partir da autobiografia da autista Donna WilliamsContribuições psicanalíticas para a clínica de crianças com deficiência física congênita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

GUIMARAES, Flora Corrêa  e  PEREIRA, Caciana Linhares. A criança e a "morte anunciada": Considerações sobre a escuta analítica na oncologia pediátrica. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 242-261. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p242-261.

O artigo expõe um percurso de elaboração que advém da escuta de crianças em instituições de saúde – de modo particular, instituições de tratamento oncológico – interrogadas fundamentalmente a respeito de sua experiência diante da morte. Problematizando as incidências do discurso médico na experiência da criança e os aportes ofertados pela escuta analítica, o artigo visa contribuir para a interlocução entre a psicanálise e o campo da saúde, sustentando o olhar para o que é da ordem do singular, em especial no contexto da "morte anunciada", em detrimento do sujeito doente tomado puramente como organismo biológico.

Palavras-chave : psicanálise; hospital; discurso médico; criança; morte; psychoanalysis; hospital; medical speech; child; death.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License