SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A relação mãe e filho: Vicissitudes de um (des)encontro para o laço simbólicoO segredo na clínica da ambiguidade genital: Um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

CAPPELLARI, Amanda  e  GARCIA, Edna Linhares. Psicanálise com crianças: Sobre identificações e escolhas de objetos transicionais durante a sessão analítica. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 296-305. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p296-305.

Considerando-se aspectos relacionados à invenção da infância e à inauguração da possibilidade do trabalho terapêutico com crianças por meio da psicanálise, propõe-se, neste artigo, discutir algumas questões importantes no que tange à psicoterapia infantil, suscitadas a partir da realização do Estágio Integrado em Psicologia, na prática de psicoterapia de base analítica. Para tanto, serão discutidas as noções de resistência e suas articulações com a transferência, bem como a identificação de crianças com animais e a escolha de objetos transicionais durante a sessão, que se mostram como potentes aliados para a expressão da criança e constituem vias de acesso ao inconsciente.

Palavras-chave : psicanálise com crianças; resistência; objeto transicional; psychoanalysis with children; resistance; transitional object; psicoanálisis con niños; resistencia; objeto transicional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License