SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The secret in the clinic of genital ambiguity: A case studyThe objective of psychoanalytical treatment for Freud and for Winnicott author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

WARPECHOWSKI, Marisa Batista  and  CONTI, Luciane De. Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 322-343. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p322-343.

Este trabalho discute a passagem adolescente, examinando como se produz esse processo para jovens em contextos de vulnerabilidade e exclusão social atendidos em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passagem adolescente é marcada, para muitos jovens que habitam as periferias de nossas cidades, por inúmeras situações de abandono, violência e trauma, o que nos leva a interrogar sobre as vicissitudes e as estratégias de subjetivação desses jovens em contextos onde o viver se faz tão árido. Sustentados no referencial psicanalítico, procuramos explorar, a partir de recortes clínicos, as particularidades e as dificuldades no trabalho psíquico em curso nessa passagem para um adolescente com uma história marcada pela vulnerabilidade, pelo desamparo e por violências.

Keywords : passagem adolescente; vulnerabilidade; exclusão social; desamparo; escuta psicanalítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License