SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Os objetivos do tratamento psicanalítico para Freud e para WinnicottDe que se trata ser freudiano pela psicanálise lacaniana? Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise em Freud e Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

BUSATTO, Pedro Sóglia  e  SAFRA, Gilberto. O conceito de realização simbólica e os quadros psicóticos: Interlocuções entre os trabalhos de M. A. Sechehaye e D. W. Winnicott. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 362-380. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p362-380.

O artigo enfoca o resultado da investigação do conceito de realização simbólica, de M. A. Sechehaye, em diálogo com conceitos winnicottianos utilizados na atualidade. Aborda-se brevemente a influência da autora dentro da psicanálise e de outros campos do conhecimento, e se coloca em interlocução suas concepções sobre psicose com algumas das apresentadas por Winnicott. Verificou-se que podem ser feitos pontos de articulação entre o método de tratamento da autora e a práxis winnicottiana, apesar de os autores partirem de referenciais teóricos distintos. A articulação entre as contribuições dos autores apresenta-se como campo fecundo de pesquisa para a prática clínica contemporânea.

Palavras-chave : Sechehaye; Winnicott; psicose; clínica psicanalítica; realização simbólica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License