SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2De que se trata ser freudiano pela psicanálise lacaniana? Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise em Freud e Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

FASOLO, Liege Bertolini  e  GURSKI, Roselene. Algumas notas sobre um trabalho de escuta e experiência em Rodas de Conversa com professores no contexto da inclusão: Da "Rua de Mão única" às "Passagens". Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 406-429. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p406-429.

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como ponto de partida a experiência com docentes que recebem crianças consideradas da Educação Especial em duas escolas públicas estaduais de um município localizado no interior do Rio Grande do Sul. O estudo investigou o modo como as Rodas de Conversa podem contribuir para a formação continuada de educadores que recebem alunos ditos de inclusão. O objetivo principal foi interrogar se, ao sublinhar a experiência do sujeito-educador, o dispositivo de escuta/intervenção de docentes, no contexto da inclusão, seria capaz de produzir o deslocamento da queixa ao enigma. A metodologia utilizada para a condução e análise do material foi inspirada na escuta psicanalítica conjugada aos efeitos ético-metodológicos advindos do tema da experiência em Walter Benjamin. O trabalho contribui especialmente para pensar os efeitos que a construção do saber da experiência pode produzir na construção de uma micropolítica de inclusão.

Palavras-chave : psicanálise; formação docente; inclusão; saber da experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License