SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Um estudo de caso sobre a brincadeira do FORT-DA como indício de estruturação do sujeitoInconsciente, linguagem e pensamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

NEVES, Beatriz Sernache de Castro; LIMA, Maria Celina Peixoto  e  OLIVEIRA, Débora Passos de. Risco, detecção e prevenção: sobre a contribuição da psicanálise no trabalho institucional com crianças desnutridas. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 638-654. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p638-654.

O presente trabalho testemunha a experiência clínico-institucional no setor de intervenção psicanalítica do Instituto da Primeira Infância, situado na cidade de Fortaleza - Ceará, cujo ofício se dirige a famílias em condições de vulnerabilidade social e, em particular, a crianças que apresentam estado de desnutrição. Partindo de uma contextualização crítica das noções de vulnerabilidade e risco, o artigo tem como objetivo apresentar um dispositivo institucional voltado para a detecção e prevenção de risco psíquico, orientado pelas contribuições advindas da teoria psicanalítica sobre a constituição psíquica e, mais recentemente, da clínica com bebês. Destaca-se um caso clínico acompanhado pelo setor.

Palavras-chave : risco psíquico; vulnerabilidade; intervenção psicanalítica precoce.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License