SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Risco, detecção e prevenção: sobre a contribuição da psicanálise no trabalho institucional com crianças desnutridas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

BURGARELLI, Cristóvão Giovani  e  SANTOS, Dayanna Pereira dos. Inconsciente, linguagem e pensamento. Estilos clin. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp. 655-669. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p655-669.

Este artigo pretende, a partir da elaboração freudiana a respeito do aparelho psíquico, discutir a noção de pensamento. Fundamentando-se na concepção de inconsciente que se faz presente desde os textos iniciais de Freud, ele tomará como questão tanto a capacidade racional, atribuída ao ser humano, depreendida do "eu penso" cartesiano, quanto o pensamento teórico. Após explicitar que o aparelho psíquico, para Freud, se constitui como aparelho de linguagem e de memória, buscará situar o que costumamos denominar como razão, capacidade cognoscente ou domínio científico de um pensamento como efeitos do inconsciente. Sob esse prisma, destaca-se o fato de Freud, ao desenvolver sua elaboração sobre o "inconsciente", ter como objetivo apresentar uma estrutura particular que precede, abrange e justifica tais capacidades, e não indicar a ausência de consciência e de fenômenos psíquicos. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o aparelho de linguagem não coincide com a ideia de um aparelho feito para a linguagem, mas um construído por linguagem - ele não existe sem linguagem e sem ser falante.

Palavras-chave : inconsciente; linguagem; pensamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License