SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A escola no registro da fantasiaAs crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ZELMANOVICH, Perla. Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acesso. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 32-40. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p32-40.

A análise dos efeitos gerados em um dispositivo para a formação de professores nas escolas secundárias é apresentada em uma universidade pública. Argumenta-se de que modo isso facilita a sintomatização da angústia quando o fantasma em que se encontra o desejo do professor é desestabilizado, e o ato educativo se interrompe. É mostrada a maneira como cada professor pode colocar em seus próprios termos os desconfortos que emergem em sua prática cotidiana diante do inabordável do trabalho com adolescentes. Adverte-se sobre a potencialidade de velar o real com os conceitos (da psicanálise), com a escrita e a leitura particularizada, em um dispositivo que põe em funcionamento o enigmático de uma cena para o qual aquele que escreve não tem respostas. Mostra-se a possibilidade de encarnar desde a formação o semblante de "objeto a" via transferência, que se torna especialmente relevante ao acompanhar a produção e sustentação do vínculo educativo com os adolescentes.

Palavras-chave : desejo do professor; adolescente; fantasma; angústia; transferência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License