SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acessoFace a uma cultura que não faz mais abrigo: o discurso sobre o "mal da juventude" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

LAJONQUIA¨RE, Leandro de. As crianças, a educação e os sonhos adultos em tempos de autismo. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 41-52. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p41-52.

O imaginário pedagógico contemporâneo estrutura-se em torno de um personagem chamado autista. Trata-se de um ser ficcional que não deve ser confundido com nenhuma criança autista em particular. Isso permite afirmar que vivemos em tempos de autismo que entranham um empobrecimento da vida cotidiana com as crianças de carne e osso. Embora não se possa afirmar o caráter patogênico desse empobrecimento educativo à maneira de um vírus ou conforme o raciocínio determinista clássico "causa-efeito", propomos pensar o imaginário atual como uma espécie de caldo de cultura no interior do qual cada criança confronta-se com o desafio de conquistar por si e para si um lugar de sujeito de palavra numa história mais ou menos aberta para o futuro. A criança bem pode virar vítima de um mal-entendido educativo e assim vir a ficar em certa medida à deriva no mundo. Talvez, pois isso não pode ser sabido, mais de uma criança autista esteja a testemunhar de semelhante infortúnio.

Palavras-chave : autismo; relação adulto-criança; imaginário pedagógico; mal-estar na cultura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License