SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Educa-me ou te mato!Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ANACLETO, Julia Maria Borges. A singularidade na construção epistêmica: conhecimento e desejo nas formulações infantis. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 71-83. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p71-83.

A fim de contribuir com o debate sobre as condições de possibilidade de emergência de novidades epistêmicas - prolongando e aprofundando a tese apresentada por Lajonquière em De Piaget a Freud (1992) - são apresentados no presente artigo elementos do caminho conceitual lacaniano em seu retorno a Freud visando ressituar a problemática do sujeito frente à sua determinação estrutural. Interliga-se a inscrição do pensamento no campo da palavra e da linguagem e a formulação do simbólico como estrutura significante regida por uma lógica paradoxal, aquela da dialética da demanda e do desejo. Apresenta-se como a noção de significante da falta no Outro desemboca na teoria do objeto a, encontrando na impossibilidade de completude a chave para a causalidade estrutural.

Palavras-chave : construção do conhecimento; teorias infantis; diferença; sujeito do desejo; afetividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License