SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A noção de defesa na teoria e na técnica de Sándor FerencziAnálise de adolescentes: imersões clínicas no reino da elasticidade da técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

PECHBERTY, Bernard. Sándor Ferenczi: as passarelas criativas. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 205-216. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p205-216.

Este artigo discute algumas contribuições centrais de Sándor Ferenczi presentes na primeira parte de sua obra. Discípulo de Sigmund Freud, ele conquistou a sua independência e desenvolveu uma reflexão sobre o traumatismo. A partir de sua experiência clínica, ele acentua a dimensão terapêutica essencial à psicanálise, diante ao intelectualismo dominante dos praticantes. Ele define uma nova relação entre a criança e os adultos, em contraposição ao infantil freudiano. Em decorrência disso, resultaram em algumas consequências: a importância do corpo em um sujeito dividido, a convergência da psicanálise da criança e do adulto, a nova postura do praticante e a relevância de sua formação são colocadas em destaque. O papel essencial dos primeiros ambientes de humanização, a educação e a transmissão, também foram colocados em primeiro plano em sua reflexão.

Palavras-chave : traumatismo; a criança no adulto; ambientes; cuidado e psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License