SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

BOSSI, Tatiele Jacques  e  PICCININI, Cesar Augusto. Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.2, pp. 358-370. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370.

O presente estudo tem por objetivo descrever o Programa de Acompanhamento para Educadoras de Creche em Contexto Inclusivo - PROAECI e apresentar detalhes de sua implementação. Relata-se a aplicação do PROAECI a 3 educadoras de berçário em que tinha um bebê (24 meses) com deficiência física incluído nesta turma. O programa teve por objetivo oferecer uma escuta sensível e reflexiva sobre a relação das educadoras com o bebê com deficiência, acolhendo seus sentimentos, demandas e dificuldades. O PROAECI foi realizado em seis encontros, aplicados com periodicidade semanal e de forma individual, com duração de 50 minutos. Cada encontro tinha um tema específico norteado por conceitos da teoria winnicottiana, referentes às tarefas da educadora (holding, manuseio e apresentação de objetos) e competências da educadora (previsibilidade, adaptação ao saber materno e diagnóstico pedagógico). Destaca-se o potencial do PROAECI, ao sensibilizar as educadoras para desenvolver uma atitude reflexiva, acolhedora, ativa e responsável com o bebê com deficiência.

Palavras-chave : educação inclusiva; educação infantil; programa de acompanhamento para educadoras; Winnicott.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License