SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Scores on children, school and bio politicsA space for a truth of the experience of transmission? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

PEREIRA, Marcelo Ricardo. Uma clínica para acolher a "Juventude Abandonada" de hoje. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 408-418. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p408-418.

Partindo de Juventude Abandonada, de Aichhorn, Privação e Delinquência, de Winnicott, e de escritos de Freud, Lacan, Tizio, Minnicelli, Ponnou e Lacadée, propomos intervenções possíveis a fim de resgatar a subjetividade do adolescente embaraçado com seu ato delitivo. Por meio da palavra, sem ceder às pressões do consumo e da sociedade, mostramos como é possível fazer frente às lógicas segregativas do discurso dominante com sua tendência à judicialização e ao apagamento da dimensão subjetiva do jovem. Evocamos às medidas socioeducativas de exceção e de acolhimento de sujeitos antissociais os princípios da "clínica da urgência subjetiva", mas não sem perguntar: A "situação analítica" requer o desenvolvimento de determinadas estruturas, como a presença de um sintoma e o manejo da transferência, porém como realizar uma intervenção psicanaliticamente orientada sem que muitos jovens as apresentem? Como realizar a "clínica da urgência subjetiva" sem que um sintoma seja formalizado e direcionado a um suposto saber como ocorre na clínica standard? E mais: em tempos de palidez do Ideal do Eu e de declínio da imago paterna, como resgatar o lugar de referente sem que este funcione como tirano, quando massivamente presente, ou propicie o pânico, quando extensivamente ausente?

Keywords : juventude; medidas de exceção socioeducativas; clínica psicanalítica da urgência subjetiva; Ideal do Eu.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License