SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3First schooling: teacher's participation in the elaboration of the narcissistic contract and institutionalization of the childPlaying as intersubjective experience of communication in the interventional psychodiagnosis with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

SILVA, Marina J. Abud da; RIBEIRO, Marina F. R.  and  BITTAR, Daina. As problemáticas na diferenciação entre mães e filhas: um estudo de caso. Estilos clin. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp. 471-481. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i3p471-481.

O presente trabalho visa investigar as dinâmicas psicológicas das relações entre mães e filhas, utilizando como base a perspectiva psicanalítica. Mais especificamente, buscou-se compreender as problemáticas existentes quando há um grau elevado de indiferenciação entre a menina e sua mãe. Para isso, realizou-se uma articulação entre um estudo de caso e conceitos da psicanálise que fundamentam as cenas clínicas apresentadas. O estudo de caso concretizou-se a partir de um atendimento psicológico de uma criança que apresentava importantes sofrimentos oriundos de uma dificuldade de separação da figura materna. Assim, pretende-se fornecer uma melhor compreensão a respeito das vicissitudes de uma relação simbiótica com a mãe e as consequências de tal para a constituição da vida psíquica da mulher.

Keywords : psicanálise; mãe; filha; mulher; feminilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License