SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Adolescence and flashes: the construction of "survival" policiesTeenagers "children of migration" and the State: notes on psychoanalysis and education in the French context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

CERRUTI, Marta Quaglia. Sobrevivendo no inferno: narrar a vida para fazer algo. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 35-47. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i1p35-47.

Este trabalho se desenvolve a partir de três eixos. O primeiro é uma breve retomada do que Foucault define como a biopolítica. Em seguida apresentamos e contextualizamos uma ferramenta de análise criada pelo filósofo e cientista social camaronês Achille Mbembe, a necropolítica, que constitui uma importante atualização da crítica social foucaultiana para fenômenos das periferias do capitalismo. De forma mais específica, tomaremos como eixo argumentativo aquilo que alude à articulação entre a biopolítica, a produção da vida e de subjetividades adequadas à forma social capitalista, e a necropolítica, uma política centrada na produção da morte em larga escala. Por fim, a partir dessa análise, tomando como eixo a produção do grupo de rap Racionais MC's, destacaremos duas figuras que emergem das margens das cidades e que são capazes de operar a transmissão: o sobrevivente e a memória. Estas figuras, além de testemunharem a política de morte, podem indicar alguma forma de tratamento possível.

Keywords : biopolítica; necropolítica; racismo; memória; transmissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License