SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Occupy School: treatment to the impasses of adolescence in the social bond?Vicissitudes of adolescences in the semi-freedom socio-educative system: from the weakening of bonds to the search of thyself author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

SOUVIGNET, Aurélie Maurin. Entre exílio e exclusão: um dispositivo de acolhimento para os alunos com múltiplas expulsões no Ensino Fundamental. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 77-88. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i1p77-88.

Este texto trata de uma pesquisa-ação realizada num colégio da região de Île-de-France. Seu objetivo consistia em transformar as práticas da equipe pedagógica para melhor acolher os estudantes expulsos de estabelecimentos escolares vizinhos. Os atores desse projeto se reuniram durante um ano escolar inteiro, em três modalidades: a equipe pluridisciplinar se reunia regularmente em grupos de análise de práticas; havia grupos de conversa mensais destinados aos adolescentes; assembleias gerais que ocorreram ao longo do ano. Mostraremos como os objetos mediadores, que são objetos investidos cultural e subjetivamente, uma vez que foram escolhidos pelos participantes, contribuíram como elementos de reflexão, para a constituição de uma cultura grupal e para a elaboração de laços entre os percursos de exílio e de exclusão entre os estudantes. O processo mutativo proporcionou que a função formadora desses grupos se exercesse em três dimensões: juntos aos jovens participantes, junto às equipes que se sentiam melhor sustentadas e também para a instituição reconhecida em sua potencialidade instituinte.

Keywords : análise de práticas; cultura; relação adulto-adolescente; processo criativo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese | French     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License