SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Vicissitudes of adolescences in the semi-freedom socio-educative system: from the weakening of bonds to the search of thyselfChildhood under the phantom of The Child: imperatives of enjoyment of our time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

FANIZZI, Caroline  and  LAJONQUIERE, Leandro de. O discurso medicalizante e a educação: o sujeito no impasse. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.1, pp. 105-122. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i1p105-122.

O presente artigo visa apresentar uma reflexão, a partir do diálogo com aportes da psicanálise na educação, acerca das implicações da presença do discurso medicalizante no espaço escolar. O discurso medicalizante, muitas vezes proferido com fluência por aqueles que se ocupam da educação, traz consigo inúmeras consequências ao laço educativo, bem como aos sujeitos nele envolvidos. Para a análise aqui pretendida, valemo-nos de falas de professoras das redes pública e privada de ensino, acerca dos impactos da presença do discurso medicalizante à prática docente e ao cotidiano escolar. Patologização de comportamentos infantis, epidemia de diagnósticos, construção de padrões de normalidade e anormalidade, crescente uso de psicofármacos, bem como a desautorização e a desimplicação do professor do ato educativo, são alguns dos principais aspectos identificados em nosso estudo.

Keywords : ilusão (psico)pedagógica; discurso medicalizante; laudos; psicanálise na educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License