SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Algumas questões sobre a adoção na vida e obra de Marie BonaparteContribuições possíveis da psicanálise à educação precoce: o protocolo Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ALMEIDA, Maíra Lopes  e  NEVES, Anamaria Silva. Intervenções psicanalíticas com famílias de crianças diagnosticadas com autismo: revisão de literatura. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 220-232. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i2p220-232.

Este trabalho discute a clínica com famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A palavra "estranho", recorrentemente usada para adjetivar essas crianças, propulsiona a discussão sobre o acolhimento do grupo familiar. Confrontados com esse "estranho" diariamente, o atendimento a famílias impõe questões à psicanálise. Neste trabalho, percorrem-se autores psicanalistas e apresentam-se evidências atuais sobre atendimentos psicanalíticos para crianças diagnosticadas com TEA e suas famílias. A psicanálise constitui dispositivo de escuta primordial para acolher o "estranho" e propicia novos significados e possibilidades de encontro entre os sujeitos enredados nesse dilema.

Palavras-chave : autismo; infância; relações familiares; família; psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License