SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Notas sobre a historia da adolescênciaDolto, trinta anos depois: a atualidade de sua teoria e a noção de sujeito desejante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

ANDRADE, Luciana Carla Lopes de  e  LANG, Charles Elias. A transferência na clínica psicanalítica com adolescentes. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 297-312. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i2p297-312.

No presente artigo, apresenta-se uma leitura sobre a transferência na clínica psicanalítica de adolescente a partir de Freud e Lacan. Na clínica escuta-se o que é ser adolescente e se depara com um longo trabalho deste jovem por uma elaboração da falta no Outro. A partir do conceito de transferência em Freud, como a resistência mais poderosa ao tratamento, e do conceito de transferência em Lacan, apresentando o conceito de Sujeito Suposto Saber, traz-se uma vinheta clínica para ilustrar e discutir a transferência na clínica psicanalítica de adolescente. Entende-se, portanto, que a transferência é uma ferramenta necessária e fundamental para trabalhar na clínica e, no tocante à clínica de adolescente, o papel do analista é construir novas referências simbólicas para que o jovem possa se sustentar fora da família e encarar o seu desejo.

Palavras-chave : adolescência; transferência; discurso; psicanálise.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License