SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Dolto, thirty years later: her theory's actuality and the concept of "desiring subject"The psychoanalytic orientation of Rosine and Robert Lefort in the subject's clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

SANTOS, Jéssica; MACHADO, Letícia Vier  and  DOMINGUES, Eliane. Um olhar psicanalítico acerca do autismo: revisão bibliográfica. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.2, pp. 322-338. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i2p322-338.

O presente artigo é uma pesquisa de revisão de literatura, com o objetivo de identificar algumas das principais hipóteses explicativas sobre o autismo na psicanálise e as suas contribuições no que diz respeito ao seu tratamento. A busca foi realizada nas bibliotecas virtuais Pepsic e Scielo, sendo incluídos artigos escritos em língua portuguesa, publicados no período de 2012 a 2017. Vinte e três artigos foram selecionados e analisados, buscando- se identificar as hipóteses psicanalíticas sobre o autismo, propostas de tratamento, objetivos, métodos, principais resultados e conclusões. Constatamos que os autores mais citados foram Jacques Lacan, seguido por Jean-Claude Maleval, Marie Christine Laznik, Alfredo Jerusalinsky e Maria Cristina Kupfer, todos autores mais ou menos identificados ao referencial lacaniano. No que diz respeito às hipóteses explicativas, encontramos hipóteses sobre a existência de alguma falha ou de algo que não se completa na constituição psíquica do autista. Sobre o diagnóstico do autismo, destacamos os riscos dos diagnósticos precoces e normativos, considerando que a constituição psíquica da criança ainda está em formação. E, finalmente, sobre a possibilidade de tratamento, os artigos indicam a necessidade de respeitar a singularidade da pessoa autista e sua forma de estar no mundo, buscando uma aproximação delicada e não invasiva.

Keywords : autismo; psicanálise; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License