SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3In defense of utopias: the links between education, politics and psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

SOUTO, Luís Adriano Salles  and  MOSCHEN, Simone Zanon. Escola e laço fraterno. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 362-376. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p362-376.

Este artigo recupera algumas das características civilizatórias que marcaram o advento das sociedades da modernidade democrática e destaca aquele que seria o traço distintivo da escola republicana. A identificação desse traço permite confrontar as reivindicações de movimentos que atualmente afirmam a prioridade da educação familiar sobre a educação escolar e interrogar alguns dos pressupostos dos ideólogos de uma "educação para a sociabilidade democrática", que muitas vezes desconsideram que uma educação escolar comprometida com promoção da experiência democrática passa, antes de tudo, pela afirmação da escola como instituição implicada com a produção de uma filiação simbólica comum. É essa afirmação que nos permitirá vislumbrar, por fim, o limite da família no processo da transmissão simbólica que balizará o acontecimento de um sujeito interpelado na modernidade como indivíduo e como cidadão.

Keywords : psicanálise; escolarização; escola republicana; democracia; pacto fraterno.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License