SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3In defense of utopias: the links between education, politics and psychoanalysisThe segregation of desire in professional "choice" and its subjective impasses in teaching work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estilos da Clinica

Print version ISSN 1415-7128On-line version ISSN 1981-1624

Abstract

JUCA, Vládia Jamile dos Santos. Adolescência, Ensino Médio e projetos de vida na escola pública. Estilos clin. [online]. 2020, vol.25, n.3, pp. 394-406. ISSN 1415-7128.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p394-406.

A partir de conversações realizadas com alunas de uma escola estadual, em Fortaleza (CE), apresentamos os elementos geradores de impasses na travessia do ensino médio para a vida após a formatura. A passagem entre o lugar ocupado na infância e a construção de um lugar para si no campo do Outro é atravessada pelas incertezas acerca das possibilidades concretas de continuar os estudos depois do ensino médio. Sonhos referentes ao ingresso na universidade fizeram-se presentes, mas sempre recobertos por indagações acerca da viabilidade de entrar em uma graduação. Nos casos em que os sofrimentos psíquico e social se encontravam particularmente agudizados, as adolescentes vivenciavam uma dilatação do presente, sem projeções para o futuro. O estudo aponta para a importância de espaços nos quais os jovens possam discutir seus projetos de vida durante o ensino médio. Por meio da oferta de um lugar para falar, os determinantes sociais e subjetivos relativos ao futuro podem ser trabalhados na tentativa de romper com as repetições subjetivas e políticas que atualizam as desigualdades sociais.

Keywords : adolescência; psicanálise; ensino médio; projetos de vida; escola pública.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License